terça-feira, 1 de junho de 2010

Eterna Gratidão


Às vezes tentamos conceituar a gratidão, mas creio que isso seja algo difícil de fazer, afinal a gratidão é algo que não se pode medir, desde que seja verdadeira. No mundo em que vivemos ainda é possível encontrar atitudes que merecem ser honradas, que merecem gratidão.
São tantos os motivos para agradecer, o simples fato de estarmos vivos já nos faz pensar a preciosidade que é viver. Temos vida, temos teto, temos como nos alimentar,temos como viver, mas ainda assim abrimos a boca para reclamar da vida, para blasfemar contra tudo econtra todos, porém não lembramos que existem pessoas que não podem agradecer por todos esses motivos, ainda assim elas sorriem e agradecem por viver, por respirar, apesar das dificuldades que encontram no caminho.
A gratidão deve ser exercida, os bons atos devem ser lembrados, a vida deve ser celebrada!
Lembro-me de uma historinha interessante sobre a gratidão. Nela dois amigos iam caminhando por um deserto e começaram a brigar, um dos dois levava um murro no rosto então, abaixava-se na areia e escrevia: "hoje o meu melhor amigo desferiu um soco em minha face"; continuando a caminhada um dos dois, o mesmo que apanhou, acaba por se afogar em um pequeno Oasis, no mesmo instante seu amigos salta na água e salva sua vida, emocionando ele pega uma pequena faca e começa a escrever em uma rocha: "hoje o meu melhor amigo me livrou da morte"; curioso o outro pergunta: "porque quando brigamos você escreveu na areia e agora que lhe salvei você escreveu numa rocha?"; ao que o outro responde: "quando as ações dos outros nos magoam, devemos deixar na areia do esquecimento, onde o vento passa e faz tudo se apagar, porém quando alguém nos faz o bem, nos honra, devemos gravar na rocha eterna da lembrança, onde nada poderá apagar."
Não faço idéia de quem seja o autor dessa pequena história, mas desde que a escutei não esqueço. Ela me faz pensar no quanto a vida nos traz coisas boas, não discordo que passamos por muitos transtornos, contudo o que a vida nos oferece de bom supera qualquer mal que venha a acontecer. Ser eternamente grato por algo é um dom que poucos possuem, pois a tendência é que, com o tempo, deixemos de lado o que deve ser verdadeiramente lembrado.
Enfim, penso que na contemporaneidade a gratidão se tornou um ato nobre para quem sabe reconhecer as boas coisas da vida, reconhecer o que há de bom no outro e que por mais que problemas venham nos atingir, sempre teremos um porto seguro onde repousar, um ombro amigo para nos apoiar, uma mão amiga para nos levantar, estamos vivos apesar dos pesares,certamente temos milhões de motivos pelos quais devemos ser gratos e são essas coisas que ser eternamente lembradas.


[em 01.06.2010] *E hoje agradeço por mais um ano de vida e por todas as maravilhas que me são proporcionadas! =]

Um comentário:

  1. Hi, amigue!
    Pior que é verdade: adoramos reclamar da vida, enquanto outros não tem nem a metade do que dispomos... Mas às vezes reclamamos sem nos dar conta das palavras que saem de nossa boca, tornando se uma atitude rotineira, impensada. Eu, por exemplo, reclamo que não tenho namorado. Mas nem paro pra pensar que maridos batem em mulheres e as fazem sofrer... As palavras tem força, então acho melhor pensar "eu não tenho namorado, mas quando ele aparecer, que seja uma boa pessoa" do que pensar "EU QUERO UM NAMORADO"!!! Traçar objetivos sim, mas reclamar da vida não.
    Feliz aniversário!
    Smuacks pra vc!

    ResponderExcluir