quarta-feira, 30 de junho de 2010

Crescer e Mudar

Estava assistindo ao novo Toy Story e, vendo as mudanças ocorridas na história, lembrei de como era bom ser criança. Foi ai que parei pra pensar e me dei conta de que cresci e nem percebi, exatamente, como tudo aconteceu.
Mas é isso que acontece a todos nós, os anos passam, as coisas mudam, a responsabilidade chega e nós não percebemos nada disso... sempre sonhamos com o nosso crescimento, com nossas conquistas, com o desenrolar de nossas vidas. Mas nossa essência nunca muda, sempre ta ali para nos mostrar o quanto já vivemos e o quanto ainda temos para viver. Crescer e mudar é apenas o princípio dessa longa, estranha e complexa estrada que se chama vida.
É engraçado como pequenas lembranças trazem sentimentos tão bons e ajudam na tomada de decisões. Se bem soubéssemos estaríamos sempre atentos as experiências anteriores, podendo assim ter bons [ou maus] exemplos. Nossas próprias vidas nos concedem as respostas ideais para as nossas maiores dúvidas.
Muitas vezes nos apegamos demais ao passado, outras queremos simplesmente esquecê-lo, mas os dois são exageros. Devemos sim olhar para trás e lembrar tudo que já passamos, afinal tudo que somos foi sendo desenvolvido ao longo dos anos. Porém se apegar em demasia ao que já passou nos torna escravos de nós mesmos, devemos sim tentar melhorar em vários aspectos, relembrar outros e também esquecer o que não é válido, porém o apego ao passado pode causar a estagnação e impedir que possamos dar novos passos na vida.
É isso, a vida passa e nós mudamos junto com ela. A infância se vai, as responsabilidades chegam, os sonhos se tornam concretos ou simplesmente são esquecidos. No fim das contas o que percebemos é que crescer e mudar é apenas o princípio da vida, é apenas mais um passo que damos nessa longa estrada.

5 comentários:

  1. Como sempre, muuuuuitoooo Show!!
    Queria ser assim igual a vc... Um dia consigo (yn)
    Parabéns pelo dom que tem Nady, e muito Boa Sorte no caminho que vc escolheu!!

    "Nossas próprias vidas nos concedem as respostas ideais para as nossas maiores dúvidas."
    Nady Nascimento *-*

    ResponderExcluir
  2. "Depende de nós, quem ja foi ou ainda é criança"

    Esse seu texto me lembrou meu passado (sem apego, é claro, ahuahauahuah). Do quanto tive que ser obrigada a crescer, a amadurecer, e o quanto hoje sou feliz por ter buscado esse crescimento, desde que a gente ache que seja válido, tudo se torna essencial e prazeroso.

    Mas, que sentimos uma falta da infância, é inegável, né ? E quando bate o desespero de obrigações? Aí entao a gente lembra do quanto era bom ser criança... mas, enfim... crescer faz parte do nosso ciclo de desenvolvimento, e se souber lidar com cada fase, saberemos viver feliz, porque a vida ? Ahhh, a vida ensina !!!

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe sempre diz: Crescer dói. E dói mesmo. É muito difícil você perceber que não tem mais auxílios que antes você tinha. Mas com o passar dos anos vemos que a dificuldade de encarar a realidade transforma-se em boas experiências, que servem de exemplos pra maturizar nossas atitudes. Crescer faz parte, e aprender com o passado sem tentar viver apenas nele é muito bom!
    Smuacks!!!
    ass: Dornelas!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!
    Crescer é uma lição que definitivamente não se aprende na escola.
    Mesmo naõ podendo voltar ao passado, podemos recomeçar de novo, afinal os escritores e protagonistas da nossa vida somos nós mesmos.

    Beijos

    ResponderExcluir