quarta-feira, 14 de abril de 2010

Deus criou o homem, ou o homem inventou Deus?

Hoje, em nossa sociedade, vemos que muitas pessoas ainda questionam a existência de Deus, talvez mais do que no passado. São diversas as opiniões, muitos afirmam fortemente que Deus é apenas uma invenção do homem! Será mesmo?
Eu discordo!

Confirmar tal declaração é como negar todas as provas da existência de Deus e todas as coisas inexplicáveis que acontecem no mundo e em nossas vidas – mais especificamente.
O fato é que Deus É, sempre Foi e sempre Será!

Mas, por que negar Deus?
Vejo essa negação como algo inerente ao ser humano, que tende a questionar tudo, buscando explicações genéricas para os fatos.

Então muitos dizem que Deus é mera utopia, uma invenção do homem para explicar o caos do mundo. Mas, eu também discordo. O homem, ao longo da História, criou várias explicações para os diversos fenômenos naturais e para tantas outras coisas, pois ainda não tinham a noção de Deus. O homem pode ter criado diversas religiões, milhões de teorias, podem ter bilhões de questionamentos, mas isso não implica dizer que não há Deus!

Na verdade, acho que ninguém deve questionar a fé. Não podemos invadir o espaço do outro para querer fazer com que nosso pensamento seja aceito. Eu creio em Deus e em seu infinito poder, acredito que ele criou o homem a sua imagem e semelhança. Certo, mas existem aqueles que não crêem no mesmo que eu. Dessa forma vejo a fé como algo individual, subjetivo. Posso falar o que penso, o que sigo e o que vivo, mas não posso forçar ninguém a ser como eu sou.

Muitos podem afirmar que a fé em Deus é uma alienação, provocada pela religião. Ok! Existem muitas pessoas alienadas por causa da religião cristã, mas existem muitas outras formas pelas quais os homens podem se alienar, porém isso não implica dizer, necessariamente, que é a religião que provoca a alienação.

Poderia ficar aqui durante horas escrevendo sobre esse assunto, mas de nada adiantaria, afinal as pessoas só crêem no que querem crer. [Isso não faz de mim uma pessoa pessimista, mas realista.]

Essa discussão sempre existirá, o importante é não deixarmos nossa fé ser abalada por qualquer acontecimento simplório.

Só digo que Deus é como o vento que não podemos ver, mas sentimos e enxergamos todas as reações que ele provoca. Só quem já sentiu a grandeza do poder de Deus, sabe reconhecer sua existência.

10 comentários:

  1. Louvado seja o nosso Deus pela forte reflexão e grande demonstração de sabedoria sua...ao discorrer sobre esse assunto.
    Sucessos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nadilma, Gostei do teu blog. O título Autenticidade Incompreendida me chamou atenção. Outra, também achei interessante essa postagem. Concordo com vc na parte de que existem várias formas de uma pessoa ficar alienada. Tem um escritor inglês, Chesterton, que diz que "o problema de não acreditar em Deus não é tanto que você fica ateu, mas que normalmente você passa a acreditar em qualquer bobagem". Uma frase ótima!
    Por fim, eu tenho críticas a certas afirmações suas, mas não quero falar sobre isso, mesmo porque isso não importa pra vc, já que falou que ninguém deve questionar a fé.

    Abraço. Força sempre!
    http://philosophie-filosofia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. muito bom filosofa!
    ki Deus abençoe na composiçao desses belos textos :D
    ki virarao musicas futuramente =D
    :D
    =***

    ResponderExcluir
  4. Oi miga
    Adorei sua palavras nesse texto de sua propria autoria, acredito que cada um tem que respeito o desejo do outro assim como sua fé, mas não podemos negar a existência de Deus, pois a cada dia de nossa existência ele nos dar provas que realmente existe, sem precisar necessariamente dar essa prova. Muito vinculam desastres, mortes de crianças e outras misérias que acontece no mundo, mas sempre se esquece do homem, o que o homem tem feito com a natureza, as vidas do próximo, será mesmo que eles pensam no próximo.
    Bom miga, continue sempre assim, linda e filosofa.
    Adoreiiiiiiiii, bjss te adoro

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito em Deus com toda a certeza do mundo!!! O que eu não gosto é ver pessoas se aproveitando na fé cristã dos outros pra tirar proveito. Eu não consigo acreditar em Adão e Eva, mas acredito que Deus tenha provocado o Big Bang. Fé é fundamental, sendo em Deus, Buda, Alá ou em qualquer outro ser divino.
    Adorei o post!!!
    Smuacks pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa postagem. Concordo quando diz que cada um acredita no que quiser, mas discordo quando não crê na possibilidade de mudança de pensamento, já que eu e você entre outras pessoas tinham outro tipo de fé, ou nenhuma e atraves do esclarecimento e exposição do pensamento de outra pessoa chegamos a acreditar. Não duvide que as opniões possam mudar e sempre mudam. Divulgue seu pensamento.

    ResponderExcluir
  7. Postagem OTIMA Nady, assim como todas as outras. Bom, isso nem é novidade =P . Adoreei o assunto abordado. Aproveitando faço das palavras de filipe as minhas ' Louvado seja o nosso Deus pela forte reflexão e grande demonstração de sabedoria sua.

    muito sucesso, vc merece !

    ResponderExcluir
  8. Deus ée Deus.!
    HAHA.. Legaal seu blog meew..
    beejo

    ResponderExcluir
  9. Mãe ...
    realmente mara, por ser inteligente está mostrando grande capacidade de escrever textos, te admiro muiitissimo ...
    Que a senhora continue sempre sendo a pessoa que sempre foooi e te dareii todo apoiio onde precisar
    ( Vitiinho )

    ResponderExcluir